Como é o Tratamento do Câncer?

Depois que o câncer é identificado e diagnosticado em um paciente, é preciso fazer uma avaliação da extensão da doença, ou seja, se ela é localizada ou se compromete outros órgãos do corpo. Para avaliar com precisão, é feita uma série de exames com foco nos órgãos que costumam ser afetados pelo tipo de doença em questão. Somente depois de analisados os resultados, o tratamento será definido e iniciado.

O tratamento oncológico é baseado num tripé que inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A escolha do tratamento adequado depende de uma série de fatores a ser avaliada pelo médico antes de seu início:

1) Se a doença está restrita ou se acomete outros órgãos;

2) Se é passível de ressecção cirúrgica completa, ou seja: a cirurgia só será indicada se o tumor puder ser totalmente retirado;

3) Se ela precisa ser reduzida num primeiro momento, por meio de quimio e radioterapia, para uma posterior cirurgia;

4) Ou se não há indicação cirúrgica e a doença deve ser tratada por meio de quimio e radioterapia.

Em algumas circunstâncias o tratamento pode utilizar isoladamente um dos procedimentos: ou cirurgia, ou quimioterapia, ou radioterapia. No entanto, na grande maioria dos casos, o tratamento é combinado: cirurgia com quimioterapia, cirurgia com radioterapia, quimioterapia com radioterapia etc.

O oncologista clínico que acompanha o paciente irá estudar especificamente seu caso, traçar um planejamento terapêutico e acompanhar os resultados ao longo do tratamento.

Quanto mais precoce o diagnóstico e mais rápido iniciado seu tratamento, melhores os resultados, melhor a qualidade de vida e maiores as chances de cura.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s