Alopecia (queda de cabelos): um inconveniente temporário

Queda ou enfraquecimento de cabelos e pelos do corpo durante o período de quimioterapia é reversível. Alguns cuidados diminuem o desconforto:

Por Bianca Fragas*

Durante o tratamento oncológico, o uso de algumas medicações pode provocar o enfraquecimento e a queda, parcial ou total, dos cabelos e dos pelos do corpo. Esse efeito colateral varia de intensidade de acordo com o tipo de droga utilizada e, também, com a reação de cada pessoa e geralmente, começa a aparecer duas ou três semanas após o início da quimioterapia. Felizmente, após o tratamento os cabelos e pelos voltam a crescer.

Alguns cuidados e conselhos podem diminuir o desconforto causado pela alopecia. Vamos a eles:

– Caso os cabelos sejam longos, corte-os aos poucos, isso minimiza a perda;

– Deixe o couro cabeludo ao ar livre o maior tempo possível, evitando o calor, a oleosidade e a umidade, que dificultam o crescimento dos cabelos ao término do tratamento;

– Isso não impede que você use chapéus, lenços, bandanas ou perucas quando achar conveniente. No caso da peruca, compre-a logo que for iniciar o tratamento, antes que a queda dos cabelos aconteça. Assim será mais fácil escolher um padrão de cor, tonalidade e corte mais próximo do natural;

– Não utilize produtos químicos, como tinturas e alisantes durante o tratamento;

– Para lavar a cabeça, use sempre um xampu neutro;

– Os cílios funcionam como proteção para os nossos olhos. Se eles caírem ou se tornarem muito ralos, procure usar óculos escuros;

– Quando seu cabelo recomeçar a crescer, evite usar secador quente e tinturas que tenham amônia em suas fórmulas.

*Bianca Fragas é enfermeira responsável pela Cediatron, clínica de diagnóstico e tratamento oncológico em Madureira, pertencente ao grupo OncoVitae.

_________

Audrey-Hepburn-in-Head-Scarf-Charade

Leia também:

Lidar com a indesejável Alopecia sem deixar de lado a vaidade – e, mais que isso, mantendo uma boa autoestima, algo importantíssimo em qualquer tipo de tratamento para qualquer tipo de doença – é um dos motes do excelente blog Além do Cabelo (http://alemdocabelo.com). A publicação, com atualização constante e mantida por uma paciente com câncer, no entanto, vai muito além das simples dicas de estética (que estão lá) e compartilha experiências, críticas e sentimentos. Seu mote é “quimioterapia não é escolha, bom humor é”. Vale conferir!

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s