Câncer de Próstata: como é o exame clínico?

Por Helena Furtado Martino*

O câncer de próstata é o quinto que mais causa mortes de homens em todo mundo**, sendo maior a sua ocorrência após os 60 anos de idade. Sabemos que quanto mais precoce o diagnóstico, será mais eficaz o tratamento e maior as chances de cura. Desta forma tem sido recomendado que homens acima de 50 anos sejam submetidos à consulta médica e exame clínico todos os anos.

Em que consiste esta consulta? Geralmente realizada por médico urologista, que pergunta sobre antecedentes familiares, hábitos alimentares, atividade física, queixas urinárias, e realiza o exame clínico. A próstata está localizada internamente na pélvis entre a uretra e a parte final do intestino. A única forma de avaliar se o tamanho e a consistência da próstata estão normais é através do orifício anal, com luva e gel lubrificante. Exames de sangue como a dosagem do PSA podem ser solicitados.

Este tripé: história, exame clínico e laboratorial pode detectar uma neoplasia em fase inicial.

É triste constatar o quanto de preconceito e tabu existe na recusa a realização do toque retal. Num passeio pela história vemos que isso já aconteceu com mulheres do século passado que deixavam evoluir um câncer de mama ao tamanho de uma laranja com vergonha do exame clínico. Felizmente estes casos estão cada vez mais raros.

Acreditamos que a divulgação de informações corretas, o acesso às unidades de assistência médica e uma atitude evoluída, responsável e livre de preconceitos contribuem positivamente para a saúde. Não se deve ter vergonha de pedir ajuda a um profissional.

*Helena Furtado Martino é médica diretora da OncoVitae.

**fonte: http://www.cancerresearchuk.org/cancer-info/cancerstats/types/prostate/mortality/uk-prostate-cancer-mortality-statistics

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s