Milk-Shakes para o Carnaval

Quando estamos tratando o câncer podemos ficar meio deprimidos e perder o interesse nos pequenos prazeres da vida, como comer. Algumas pessoas ainda desenvolvem efeitos colaterais ao tratamento que agravam essa perda de interesse, como a alteração no paladar, a náusea (que pode ter fundo psicológico também), dores e ressecamento na boca, por exemplo.

Se você tem sofrido com os efeitos colaterais do tratamento, aproveite os momentos nos quais se sente bem para alimentar e fortalecer o seu corpo! A alimentação é uma importante aliada no tratamento contra o câncer! E mesmo quando estiver sentindo algum efeito adverso, procure se alimentar bem, seguindo as recomendações da equipe de nutrição, que aliviarão o mal-estar.

Essas receitas de Milk-Shakes são divertidas para fazer no carnaval, são boas lembranças para quem quer variar a dieta, são práticas e muito nutritivas! Vamos tomar um por dia?

Milk-Shake Clássico de Banana

É sempre bom lembrar dessa simples vitamina de banana rica em potássio!

– 1 banana madura em fatias;
– 1 xícara de leite ou leite de soja (se você está fazendo a dieta sem lactose vale a pena experimentar também o leite de arroz e o leite de amêndoas – muito gostoso!);
– algumas gotas de essência de baunilha.

Bata tudo no liquidificador em alta velocidade até ficar cremoso e uniforme. Rende uma porção.

calorias por porção: 275 • proteínas por porção: 9g • Recomendado para dietas leves e/ou pastosas • equivale a 1 xícara de leite das duas permitidas por dia caso você esteja fazendo uma dieta sem fibras, se você está fazendo a dieta sem lactose use leite de soja, de arroz ou de amêndoa.

Milk-Shake com Proteínas Extras!

Essa leva sorvete!

– 1 xícara de leite enriquecido*;
– 1 bola de sorvete;
– algumas gotas de baunilha;
– o sabor de sua escolha: duas colheres de sopa de chocolate ou xarope de frutas.

Bater todos os ingredientes num liquidificador em baixa velocidade. Pode colocar calda! Rende uma porção.

calorias por porção: 485 • proteínas por porção: 22g • Recomendado para dietas leves e/ou pastosas.

Milk-Shake Leve de Frutas Cítricas

Esse todo mundo pode tomar à vontade!

– Mais ou menos 140g de suco de frutas congelado;
– 1/2 xícara de leite de soja gelado (ou leite de arroz, ou leite de amêndoas);
– algumas gotas de baunilha.

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 10 segundos. Quebrar o suco congelado pode ajudar a bater mais fácil. Você pode também acrescentar suco de laranja concentrado congelado e uma colher de sopa de açúcar a essa receita. Assim fica com 192 calorias.

calorias por porção: 114 (192 se acrescentar a açúcar) • proteínas por porção: 3g • Recomendado para todos.

Milk-Shake de Creme de Amendoim!

Esse vira um sorvete sem lactose!

– 1 copo de leite de soja (ou leite de arroz, ou leite de amêndoas);
– 1 copo e 1/2 de manteiga de amendoim;
– cubos de gelo (pode por bastante, uns 10);
– 1 colher de sopa de mel (ou a gosto);
– algumas gotas de baunilha.

Bata primeiro os cubos de gelo com o leite de soja. Depois acrescente os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo.

calorias por porção: 255 • proteínas por porção: 13g • Recomendado para dietas  pastosas e/ou sem lactose.

Transformando em Sorvete

Faça a receita do Shake de Creme de Amendoim, você pode duplicar ou triplicar, se quiser. Deixe o Milk-Shake congelar até que as bordas comecem a endurecer (mais ou menos duas horas, mas depende do seu congelador). Bata bem (pode ser na batedeira ou no liquidificador), até desaparecerem os grumos. Deixe congelar até que esteja firme.

Milk-Shake de Creme de Amendoim Leve

Pasta de amendoim com banana

– 2 xícaras de leite de soja (ou leite de arroz, ou leite de amêndoas);
– 550ml de sorvete de baunilha pobre em gorduras;
– 1 banana;
– 5 colheres de sopa de creme de amendoim;
– 1/4 de xícara de suco de frutas à sua escolha, ou refrigerante, ou acrescente mais leite de soja.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Rende 4 porções.

calorias por porção: 285 • proteínas por porção: 9g • Recomendado para dietas leves e/ou pastosas • equivale a 1/2 xícara de leite das duas permitidas por dia caso você esteja fazendo uma dieta sem fibras.

Acrescente coisas que você gosta às receitas!

– 1/2 banana grande;
– 1 ou 2 colheres de sopa de calda de chocolate;
– 1 colher de chá de café instantâneo com açúcar à gosto;
– 1 colher de sopa de leite em pó maltado;
– 1/2 xícara de fruta em conserva;
– canela a gosto;
– 1 colher de sopa de melaço;
– Fruta fresca ou congelada, dependendo da dieta que você está seguindo…

Experimente novas coisas, peça sugestões ao nutricionista!

* Leite Enriquecido

– 1 litro de leite homogeneizado ou com pouca gordura;
– 1 xícara de leite em pó desnatado.

Para ficar mais fácil de dissolver pode bater na batedeira ou no liquidificador. Fica mais gostoso depois de algumas horas. Guarde na geladeira.

calorias por porção: 275 (195 com leite desnatado) • proteínas por porção: 19g • Recomendado para dietas leves e/ou pastosas.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

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