O Câncer e a Feminilidade

Por Cristhiane Silva Pinto*

Olá queridos leitores,
Hoje vou falar de uma coisa pouco difundida e comentada tanto por aqueles que adoecem, quanto por familiares e profissionais da Saúde. Vou falar sobre feminilidade e câncer. Estranho? Acho que não! Pertinente? Tenho certeza que sim!

Não é raro, na minha prática clinica diária, ouvir minhas pacientes se queixarem de dor, falta de ar, ansiedade, tristeza, náuseas e vômitos, mas é muito raro ouvir queixas relativas a feminilidade e sexualidade. Que tipo de queixas? Que os cabelos estão caindo, que a pele esta ressecada, que a libido diminuiu, que seu parceiro perdeu o interesse, que se sente triste por perder peso demais ou ganhá-lo pelo uso de medicações para o tratamento da doença.

Vejo minhas pacientes, outrora vaidosas e preocupadas com a imagem corporal, virarem um espectro das mulheres que costumavam ser… Sei que a doença é um momento de ansiedade e preocupação extremos, mas percebo na maioria uma questão mais complicada. É como se a mulher que está doente perdesse o direito de ser feminina, de se preocupar com as unhas, o batom e roupas novas… Como se a mulher que está doente tivesse obrigação de pensar no câncer 24h por dia! Não tivesse mais o direito de se preocupar com amor, sexo e vida! Acho isso extremamente injusto!

Ser mulher, feminina, sexy, mãe, esposa, namorada, profissional, é parte da vida de todas nós, estejamos ou não na batalha contra uma doença grave. Se a mulher se preocupa apenas com a doença, o peso sustentado é quase insuportável, pois faz parte da natureza feminina a variedade de ações e focos. A mulher, ao contrario do homem, trabalha de uma forma multidimensional, atuando em varias frentes ao mesmo tempo! Obrigar uma alma feminina a cuidar apenas de um assunto, é o mesmo que impedir uma águia de voar!

Ser feminina não é ter o cabelo mais bonito e o corpo mais sexy. Ser feminina é manter sua essência, mesmo que sem cabelos ou com um corpo modificado pela doença ou pelo tratamento. Ser feminina é manter a alma alegre, cuidar de si e dos outros, se distrair com o colorido das flores… Ser feminina é manter a auto-estima, mesmo que com uns quilinhos a mais ou a menos. Ser feminina é ter o direito de ser vaidosa, de se cuidar e querer estar bonita.

Nunca deixo de incentivar minhas queridas pacientes a verem que a vida não é só a doença e o tratamento, a vida é muito mais! E elas, não são doentes ou pacientes, são mulheres que estão passando por um processo de doença! Minhas meninas queridas podem sempre contar comigo, para tratar de seus sintomas físicos ou para dar palpite na nova peruca ou cor de esmalte! Minhas pacientes são mulheres, guerreiras, femininas e lindas!

*Cristhiane Silva Pinto é médica especialista em Cuidados Paliativos e Bioética. Atua nas Unidades de Cuidados Paliativos do INCA e da OncoVitae.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

4 Respostas

  1. Juliana Pinto

    Excelente Cris! A autoestima está ligada a sensação de bem estar e a valorização enquanto mulher, e isso é importante no processo do tratamento. Concordo que pensar 24h na doença torna tudo mais difícil. Me lembrei de uma dinâmica com espelhos que fiz com um grupo de mulheres que passaram por mastectomia radical, muitas sequer se olhavam no espelho e não se percebiam mais como mulheres bonitas e atraentes. Isso me fez perceber a importância de abordar temas como autoestima e sexualidade com estas corajosas mulheres.

    1. Oi Ju,
      Muito obrigada! A auto-estima baixa, é indutor inclusive de depressão, em muitas pacientes. A perda da imagem corporal é uma das maiores causas de queda da auto-estima. É de suma importância que nós, profissionais da Saúde nos preocupemos com isso, para que nossas pacientes possam viver o mais plenamente possível! Bjo

  2. mariliafernandesrebello

    Maravilhoso seu artigo Cristhiane. Parabens pela sua dedicação. Parabens pelo seu coração sempre cheio de amor. Que você seja cada mais iluminada. Muitos bjs.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s