Doença: Aspectos Físicos e Psicológicos

Andréa Conceição Ivair de Lima*

Temos a tendência a crer que quando adoecemos é apenas o nosso corpo que sofre com sintomas e defesas e que somente o corpo tenta reagir para se curar. Mero engano.

Nós, seres humanos, somos compostos não só pela parte biológica, mas também pelo lado emocional. Nesse estão incluídos os desdobramentos psicológicos da doença física. O aspecto psicológico e o físico se influenciam mutuamente, um intensificando ou apaziguando a dor do outro.

A repercussão da doença se dá no corpo e na mente. Quando conseguimos minimizar o estrago mental e o paciente passa a se sentir melhor, o resultado é uma nova atitude em relação à doença, uma atitude de luta e de enfrentamento. Dessa forma o corpo também pode apresentar uma melhor resposta, principalmente o fortalecimento do sistema imunológico.

Quando adoecemos fisicamente tendemos a nos sentir mais fragilizados, tristes, sensíveis… temos medo. Medo da dor, da morte, do sofrimento e da perda da nossa saúde ser permanente. Subitamente percebemos que vivíamos sob a crença inconsciente de sermos super-heróis. Enfim nos descobrimos humanos: com sintomas e feridas.

A presença de um psicólogo tem papel fundamental na evolução comportamental e emocional do paciente. Auxilia uma mudança de postura que propicia uma nova visão sobre o momento vivido, levando à descoberta de forças psíquicas antes não conhecidas que são fundamentais ao lidar com a dor. O acompanhamento psicológico faz uma diferença imensa em todo o contexto do adoecimento e tratamento.

Sabemos que é de suma importância respeitar o momento de cada um: dor, choro, sofrimento também fazem parte desse processo. A função do psicólogo é estar sempre ali, do lado, amparando e ajudando quando o processo estiver muito doído e a carga emocional for demais para ser suportada sozinha. É necessário sempre procurar um psicólogo, pois da mesma forma que cuidamos do nosso corpo, precisamos cuidar da nossa mente.

*Andréa de Lima é psicóloga da OncoVitae Botafogo.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s