Dica de Nutricionista para a Páscoa

Rejane Chagas Pessanha*

O chocolate além de saboroso, quando consumido com moderação, traz benefícios à saúde. Isso graças à presença de sua principal matéria-prima: o cacau. Assim, quanto maior a concentração do cacau e menor a adição de açúcares e gordura, melhor será o chocolate. Não é à toa que as versões amargas do alimento são as preferidas por nós especialistas: com uma concentração de pelo menos 50% de cacau, o chocolate amargo pode agregar muitos benefícios.

Entre estes benefícios podemos citar a redução da massa corporal, a prevenção da formação de coágulos no sangue, a prevenção do câncer e a conservação da saúde da pele.

O chocolate amargo foi nominado como alimento anticâncer. Um de seus compostos, a procianidina pentamérica, provoca perturbação na capacidade das células cancerosas de se espalharem. Essa substância suprime o crescimento dos tumores, já que impede que as células cancerosas possam dividir-se.

Mas nada de comemorar se entupindo de ovos cheios de cacau nesta Páscoa: como o excesso traz prejuízos, a ingestão diária de chocolate amargo deve ser de 30 gramas.

*Rejane Pessanha é nutricionista da OncoVitae Botafogo.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s