Informações Sobre esta Delícia Desejada por Muitos: O Chocolate

Bárbara Laete Borges*

Está se aproximando um dos dias mais esperados do ano para várias pessoas: a Páscoa. Dia onde presenteamos e somos presenteados com chocolates. Porém, devemos conhecer os mitos e as verdades deste alimento bastante atraente, que estimula a produção de serotonina, combatendo a depressão e a ansiedade devido ao aumento da sensação de bem estar.

O chocolate é um alimento que tem como base a amêndoa fermentada e torrada do cacau, levando em sua composição o açúcar e a gordura.

Avaliando a ação dos ingredientes do chocolate, verificamos que no cacau encontra-se uma substância chamada FLAVONÓIDE, que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, neutralizando os radicais livres (que são responsáveis pelos danos às células e pelo desenvolvimento do câncer).

Ao incluirmos o chocolate na nossa dieta, temos que lembrar que apesar do efeito benéfico, seu consumo exagerado pode levar a um ganho de peso significativo, que associado ao sedentarismo e hábitos alimentares ruins, pode acarretar doenças cardiovasculares e também câncer.

Então, qual seria a dica para esta Páscoa?
Dar preferência ao chocolate amargo, pela quantidade maior de cacau e flavonóide, e pela menor quantidade de açúcar. Durante o ano inteiro mantenha uma alimentação saudável – rica em frutas, verduras, legumes, fibras – e pratique atividade física.

*Bárbara Borges é nutricionista da OncoVitae Campo Grande.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

1 Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s