Semana do Meio Ambiente

por Helena Furtado Martino*

Estamos na semana do meio ambiente e é oportuno abordarmos a sua relação com câncer.

Entendendo meio ambiente no seu sentido amplo, não apenas considerando as características naturais da terra, água e ar mas levando em conta o ambiente ocupacional (indústrias químicas, exposição a pesticidas, radiação), ambiente de consumo (alimentos, medicamentos, hormônios) e ambiente social, histórico, cultural que determinam alguns hábitos de vida (tabagismo, bebidas alcoólicas, disseminação de vírus e bactérias) podemos associar cerca de dois terços dos casos de câncer a fatores ambientais. (Leia mais em: O Hábito é a Segunda Natureza)

Em um segundo olhar sobre esta lista constatamos que a exceção de poucos itens considerados naturais, como a radiação solar, a grande maioria são decorrentes de uma intervenção doentia ou inconsequente do homem no seu habitat.  Informação e ações conscientes podem mudar esta trágica estatística que parece estar nas nossas mãos pois fomos nós mesmos que a criamos. Uma dica que todo mundo pode colocar em prática é, na hora das compras, ler os rótulos e escolher sempre o produto mais natural, com menos aditivos e produtos químicos.

*Helena Furtado Martino é médica diretora da OncoVitae.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s