Sem Vergonha!

Por Cristhiane Silva Pinto*

Imagino que meus queridos leitores estejam curiosos com esse título. Sem vergonha? Quem? Por que? Quando? Esclareço: Todos nós, porque a vida é uma só, sempre! Ficou confuso? Então eu explico:

Vi, um dia desses, uma foto de uma modelo de biquíni. Linda, elegante e com suas bolsas de colostomia tão à mostra como seu belo rosto! Oi?!!! Isso mesmo, a modelo em questão, tem uma doença grave chamada Doença de Crohn e a necessidade do uso de uma bolsa de colostomia para o resto de sua vida. Apesar disso, ela continua vivendo, trabalhando, amando, sem medo e SEM VERGONHA.

Fiquei pensando e imaginando que todos deveríamos ser assim, não ter vergonha de nos mostrarmos por inteiro, de verdade, independente de lesões, cicatrizes ou algum “defeito de fábrica”. Somos perfeitos dentro de nossas imperfeições! São nossos “defeitos” que nos tornam únicos, particulares e muitas vezes, interessantes. Ela seria somente mais uma modelo, igual a tantas outras, se não fosse por sua bolsa de colostomia… Garrincha talvez não tivesse sido o craque que foi, se não tivesse as pernas tortas…

Sei que às vezes temos vergonha de muitas coisas relacionadas principalmente a nossa aparência física. Estar acima do peso, estar careca, sem uma mama, sem um membro do corpo ou necessitando de muletas ou cadeiras para a locomoção. A tendência é sempre se esconder, se distanciar, como se de alguma forma a culpa fosse nossa! Pois tenho uma novidade: a culpa não é nossa!

Usemos o exemplo dessa brava mulher para aceitarmos nossas diferenças e vivermos uma vida plena, mesmo que muitas vezes não pareça nada fácil! Vamos valorizar mais as nossas qualidades e menos os nossos “defeitinhos”! Vamos treinar a cada dia para vivermos mais SEM VERGONHA!

E agora, vou parando por aqui, pois tenho que dar uma corridinha, afinal, preciso estrear a minha nova cadeira de corrida! (para aqueles que não me conhecem pessoalmente, sou cadeirante e TOTALMENTE SEM VERGONHA!!! Rs)


 

* Cristhiane Silva Pinto é médica especialista em Cuidados Paliativos e Bioética. Atua nas Unidades de Cuidados Paliativos do INCA e da OncoVitae.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

1 Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s