A Maioria dos Nódulos não é Câncer de Mama

Muitas mulheres se assustam ao encontrar um nódulo na mama durante o autoexame ou mesmo na mamografia de rotina. É importante lembrar que 80 a 85% de todos os nódulos mamários são de natureza benigna! Especialmente em mulheres com menos de 50 anos. Ao encontrar um nódulo no seio, antes mesmo de se preocupar, busque a avaliação de um médico.

Os nódulos da mama são mais frequentemente cistos, fibrocistos ou adenomas (fibroadenomas).

Cistos, as alterações mais comuns, são doloridos e podem aumentar antes da menstruação. Muitas vezes a combinação de ultrassonografia da mama e mamografia  é suficiente para diagnosticar um cisto e diferencia-lo de um tumor maligno. Geralmente não há necessidade de serem removidos por cirurgia. Caso aumentem e passem a incomodar, podem ser esvaziados através de punção por agulha. Cistos não se transformam em câncer! Não existe nenhum tipo de nódulo maligno de natureza cística.

Os fibroadenomas também não se transformam em câncer, mas podem ser doloridos. Na maioria dos casos não precisam ser removidos cirurgicamente. Nem sempre é necessária a biópsia para diferencia-lo do câncer de mama, algumas vezes é possível fazer o diagnóstico através de exames de imagem.

O nódulo mamário, mesmo não tendo caráter maligno, precisa ser esclarecido. Consulte o médico para receber o diagnóstico correto e um plano de intervenção, caso seja necessário.


Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

1 Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s