28% dos Cânceres de Mama em Mulheres Podem ser Evitados: com mudanças na dieta e exercícios físicos

Câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres excetuando o câncer de pele não-melanoma. 28% deles poderiam ser evitados através de mudanças na dieta e prática de atividades físicas. Obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo de álcool são fatores de risco comprovados!

As dicas a seguir são direcionadas não apenas a pessoas que querem prevenir o câncer, mas também àquelas que já tiveram.

Alimentação

Alguns alimentos protegem o organismo contra o câncer, enquanto outros aumentam o risco do surgimento da doença.

Frutas, verduras, legumes e grãos contém nutrientes que auxiliam as defesas naturais do corpo na destruição de carcinógenos antes que causem sérios danos à célula. São capazes até de bloquear ou reverter processos iniciais do desenvolvimento do câncer.

É necessário consumir no mínimo cinco porções variadas de frutas, legumes, verduras por dia (aproximadamente 400g). Não adianta substitui-los por cápsulas de vitaminas e suplementos: Esses não são indicados para a prevenção do câncer e apenas devem ser ingeridos com recomendação médica. Os nutrientes não têm a mesma eficácia quando estão isolados (é o caso dos suplementos).

alimentacao

Dentre os alimentos que aumentam o risco estão: Frituras, alimentos com baixo valor nutricional e alto valor calórico (como refrigerantes e comidas prontas), gorduras saturadas, gorduras de origem animal, açúcar. A ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando os riscos de cânceres de mama e também de próstata.

Os alimentos de origem vegetal estão associados à proteção do câncer enquanto os alimentos de origem animal estão mais associados ao risco. Pessoas que comem carne vermelha devem limitar seu consumo a menos de 500g por semana. Faça dos vegetais a base de sua alimentação. (Recomendação do INCA)

O consumo de álcool é nocivo tanto quando é agudo (baixa frequência com intensidade), quanto crônico (alta frequência de forma moderada). Beber não pode ser um hábito.

Atividade Física

“Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.” (INCA)

Mantenha-se em movimento: não passe horas seguidas parada. Levante, alongue, caminhe, mova os braços e as pernas mesmo quando estiver no computador ou no ônibus. Limite o tempo destinado às atividades sedentárias, como assistir televisão sentada, e descubra o prazer de atividades que movimentam o corpo, como caminhar num parque ou museu e andar de bicicleta, por exemplo.

Além se movimentar ao longo do dia, reserve um tempo para se concentrar numa atividade física. Uma caminhada acelerada de 30 minutos todos os dias é uma boa forma de começar. Os exercícios devem ir aumentando em duração e intensidade na medida em que o condicionamento físico melhore.

Além de manter a saúde do corpo, sair do sedentarismo também é um ótimo remédio contra a depressão!

Pessoas que não podem caminhar devem procurar se exercitar de outras formas, movendo os braços ou as pernas, a cabeça, alongando o pescoço. Exercícios de respiração também são indicados.

Inspiração:

Como Monitorar Minha Saúde?

Siga as recomendações descritas acima: Coma as porções de frutas, legumes e verduras, mantenha-se ativa e reserve um tempinho do dia para os exercícios.

Fique atenta a aumento na circunferência abdominal: Ter muita gordura concentrada nessa área é um alerta do nosso corpo.

Monitore seu peso: Pese-se, mas não entre na loucura de fazer uma dieta sem acompanhamento médico. A única dieta recomendada para todos é essa descrita acima: Comer mais frutas, legumes, verduras e evitar frituras, comidas prontas, açúcar. Cortar o álcool.

Mantenha a massa muscular: Alimentando-se bem e fazendo exercícios. Monitore também sua gordura corporal.

Cuidado com o ganho de peso, principalmente no período pós menopausa: Nesse período o corpo tem a tendência a perder massa muscular, que vai sendo substituída por gordura.

fontes:
INCA
UICC

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

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