Outubro Rosa: O que é Amor?

Por Cristhiane Silva Pinto*

Olá queridos leitores!

Sei que a correria do dia a dia me manteve um pouco afastada de vocês, mas estou de volta! E que melhor mês para voltar que outubro? Afinal, outubro para nós é muito importante, é mágico, é ROSA!

Recebi um pequeno desafio, que adorei, devo confessar. Esse desafio é tentar explicar um pouco a frase título: O que é o Amor? Não tenho a prepotência de defini-lo completamente ou esgotar o assunto, minha intenção é divagar sobre o tema…

Pelo dicionário Aurélio, o amor é, ou pode ser:

  1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa.
  2. Sentimento intenso de atração entre duas pessoas.
  3. Ligação afetiva com outrem, que pode incluir também uma ligação de caráter sexual.
  4. Ser que é amado.
  5. Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém.
  6. Entusiasmo ou grande interesse por algo.
  7. Coisa que é objeto desse entusiasmo ou interesse.
  8. Qualidade do que é suave ou delicado.
  9. Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar.
  10. Coisa cuja aparência é considerada positiva ou agradável.
  11. Ligação intensa de caráter filosófico, religioso ou transcendente.
  12. Grande dedicação ou cuidado.

Apesar dessas definições esclarecerem um pouco melhor o tema, prefiro buscar suas origens mais antigas…onde? Na Grécia Antiga, em uma das primeiras manifestações mitológicas do amor. Vamos falar um pouco de Afrodite!

A deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Outros atributos incluem: deusa da fertilidade, do prazer e da alegria. Embora muitos acreditem e falem dela apenas com uma conotação sexual, Afrodite é a Deusa do Amor, em todas as suas formas e apresentações, tais como: amor fraterno, amor ao próximo, amor pela natureza, e principalmente Amor Próprio! Afrodite era a deusa da Beleza, mas não da beleza perfeita, era aquela que transformava o feio em belo através da ótica do amor. Afrodite nos ensina a amar além da imagem corporal, além dos defeitos, além das dificuldades.

E vocês sabem qual a cor principal utilizada para representa-la? Sua cor principal é o ROSA! Talvez isso não seja uma coincidência… seria impossível falar dos atributos de Afrodite e não fazer uma ponte direta com nossas pacientes que lutam contra o câncer de mama…

Essas guerreiras, que amam a vida acima de tudo, que procuram a beleza nas dificuldades e na tristeza que a doença traz, que não deixam a “peteca cair” apesar da queda dos cabelos!

Minhas queridas meninas, que o amor de Afrodite se estenda a todas vocês, trazendo força, beleza, amor próprio e amor à vida, acima de tudo!

Que assim seja e assim se faça!
Beijos e até breve!


*Cristhiane Silva Pinto é médica especialista em Cuidados Paliativos e Bioética. Atua nas Unidades de Cuidados Paliativos do INCA e da OncoVitae.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

1 Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s