Novembro Azul: Quem precisa fazer o exame de próstata?

17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Alguns aspectos dessa campanha merecem nossa atenção e esclarecimento:

No caso do câncer de mama, a mamografia periódica faz toda diferença ao detectar lesões iniciais, mesmo com exame clínico normal e sem qualquer sintoma de doença. Daí a campanha do Outubro Rosa ganhar força mundial e se basear na conscientização da mulher ao exame periódico que pode detectar um nódulo ainda bem pequeno: isso garante melhor resposta ao tratamento.

laço zaulPara o câncer de próstata as informações não são tão consensuais. Não há evidência de que exames clínicos anuais, como o toque retal e a dosagem do PSA em homens assintomáticos, tenha grande relevância no resultado do tratamento.  Precisamos desenvolver mais estudos epidemiológicos para confirmar ou descartar a necessidade desta prática. Uma dosagem de PSA aumentada isoladamente não faz o diagnóstico de câncer. Ou seja: O INCA não recomenda o exame clínico anual em homens que não apresentam sintomas de câncer de próstata.

Esteja atento aos sintomas de aumento da próstata: dificuldade de começar a urinar, diminuição da força do jato urinário, interrupção da micção, acordar a noite para urinar e aí sim procure um urologista. Mas lembre-se, mesmo nestes casos há grande probabilidade de ser uma hiperplasia benigna, muito comum entre homens após os 50 anos de idade.

O Novembro Azul é um convite aos homens para estarem atentos ao próprio corpo, cuidarem de sua saúde através da adoção de hábitos saudáveis, atividade física, alimentação equilibrada e bons pensamentos sempre!

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

2 Respostas

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s