Chocolate é Vilão da Alimentação?

Rejane Chagas Pessanha*

A Páscoa está chegando e com ela a incontrolável vontade de comer chocolate! Vamos debater alguns mitos e verdades sobre ele?

Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor?

Verdade. Quanto maior a quantidade de massa de cacau na composição dos chocolates, maiores serão seus benefícios para a saúde. O chocolate acima de 50% de cacau tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares.

O Chocolate é um alimento funcional?

Verdade. Mas somente a versão amarga. Os alimentos funcionais produzem efeitos benéficos para o organismo, além de sua capacidade de nutrir. A versão amarga do chocolate regula algumas funções corporais, uma vez que é composto por maior quantidade de massa de cacau e contém flavonoides, que são poderosos antioxidantes.

Chocolate reduz o colesterol?

Verdade. A gordura do cacau é uma gordura boa, pois tem efeito benéfico sobre os níveis de colesterol no nosso corpo.  Consiste, principalmente, de ácido esteárico e ácido oleico que, ao contrário das gorduras saturadas, não elevam o colesterol ruim, podendo até mesmo reduzi-lo.

Chocolate melhora o humor?

Verdade. Outra importante propriedade do chocolate amargo é sua capacidade de estimular substâncias neurotransmissoras no sistema nervoso central, responsável pelo humor e bem-estar. Ele pode ajudar a reduzir aquela irritação da TPM, principalmente na semana que antecede o início do fluxo menstrual.

O chocolate amargo não engorda?

Mentira. O chocolate é bem calórico e se for ingerido em grande quantidade pode descontrolar qualquer plano alimentar. Uma quantidade pequena diária de chocolate amargo, em torno de 25g, fornece cerca de 100 kcal. Ótima sugestão para ser ingerido entre as refeições almoço – jantar.

Chocolate diet é melhor para quem está de dieta?

Mentira. Cuidado com os chocolates “diet”, que podem não conter açúcar, mas geralmente contém maior quantidade de manteiga de cacau, portanto são mais calóricos. Este tipo de chocolate é indicado para diabéticos ou pessoas com restrições ao açúcar.

Chocolate branco não possui benefícios para a saúde?

Verdade. O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar, e como não possui massa de cacau, e não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada.

Chocolate causa acne?

Mito. A acne está relacionada principalmente a um desequilíbrio hormonal. Alguns alimentos que apresentam alto índice glicêmico podem provocar a piora da acne, assim como o leite. As barras de chocolate, especialmente os que possuem mais leite em sua composição, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), ou seja, elevado índice glicêmico. Os chocolates mais escuros possuem menos leite em sua composição e menor índice glicêmico.

Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento?

Mito. O que ocorre é exatamente o contrário. O chocolate se encontra em primeiro lugar no ranking de qualidade de antioxidantes, diminui o estresse oxidativo e os radicais livres, que são produzidos em grande quantidade por nós. Dessa maneira, proporciona uma pele mais saudável retardando a aparência de envelhecimento.

*Rejane Pessanha é nutricionista da OncoVitae Botafogo.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

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