Praticar Exercícios Ajuda a Evitar o Câncer?

por Jose Luis Martino*

Segundo pesquisa do INCA em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer, adotar uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas pode prevenir 19% dos cânceres. Nenhum tratamento farmacológico ou avanço tecnológico mostrou o mesmo desempenho. Sendo assim, manter o tripé: alimentação saudável, exercícios e não tabagismo é a melhor forma cientificamente comprovada de se prevenir contra o câncer.

A caminhada de 30 minutos deve ser praticada todos os dias por todos que não têm contraindicação médica ou comprometimento motor. Aqueles que por algum motivo não podem caminhar, devem conversar com seus médicos e procurar algum exercício similar que possa praticar. Uma boa alternativa, que força menos os joelhos do que a caminhada, é a hidroginástica. É necessário incorporar o hábito da prática de exercício à rotina. O exercício deve fazer parte da nossa vida e não deve ser encarado apenas como um meio de perder peso.

Obesidade e sedentarismo são fatores de risco de câncer. Mas não é apenas quando associado à obesidade que o sedentarismo se torna fator de risco. Homens e mulheres com alto Índice de Massa Corpórea e fisicamente ativos apresentam menor chance de desenvolver câncer do que aqueles igualmente acima do peso e sedentários. Pessoas acima do peso não devem desistir da prática de exercícios acreditando que não trará resultados benéficos!

Se você está acima do peso e não está conseguindo emagrecer, não desista da caminhada diária. Os benefícios dela não estão apenas relacionados à perda de peso. Continue dando o seu melhor a cada dia e não meça seu sucesso através do ponteiro da balança! O importante é manter o hábito de se movimentar sempre e seu corpo estará se beneficiando mesmo que ninguém perceba.

Não deixe de praticar exercícios por estar acima do peso. A sua prática traz benefícios que vão além do que a balança mostra. Também não deixe de praticar por achar que não seriam benéficos no seu caso: as pesquisas têm indicado que eles trazem resultados mesmo para grupos de risco. Procure estar sempre ativo fisicamente. Exercícios físicos e alimentação saudável são decisivos na luta contra o câncer. E é claro, nunca fume.

*Jose Luis Martino é o médico responsável pela OncoVitae. Também é oncologista no INCA e Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Esse artigo foi publicado no jornal O Povo do Estado do Rio de Janeiro na coluna Saúde, Mel e Limão e também no site da nossa clínica de Radioterapia, a RadioVitae.

Sobre oncovitae

Clínica de oncologia em Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca - Rio de Janeiro. Consultas oncológicas, cururgia oncológica, quimioterapia, psiconcologia, nutrição oncológica. Convênio ou particular.

Deixe um comentário!